top of page
Buscar
  • Foto do escritorProjeto de Extensão -COVID19

Apresentação

Projetos de pesquisa e extensão visam consolidar no Brasil e no mundo uma cadeia de produção competitiva, com investimentos na pesquisa, a formulação e a produção na formação de profissionais e pesquisadores são relevantes. Essas ações, além de fortalecer o conhecimento científico-tecnológico em áreas estratégicas, geram um impacto direto na melhoria da produção do conhecimento. Para tanto abordar temas atuais como a divulgação do conhecimento científico e a informação sobre o Coronavírus (COVID-19) é de ampla relevância. Uma vez que constitui-se uma atividade formadora no processo de desenvolvimento acadêmico dos estudantes, professores e profissionais envolvidos, de forma a assim promover ações de apoio à sociedade de maneira voluntária, frente à crise e à situação do país, incentivando nos participantes, a empatia e o compromisso cidadão necessários a todos.

O Coronavírus é um vírus que tem como característica causar infecções respiratórias. O novo agente do Coronavírus foi identificado pela primeira vez em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China. Este provoca a doença denominada como Coronavírus (COVID-19) (XIAO & TOROK, 2020).


 O Coronavírus humano foi isolado pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como Coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. A maioria das pessoas se infecta com os Coronavírus comuns ao longo da vida.  Os Coronavírus mais comuns e que infectam humanos são denominados como alpha Coronavírus (229E e NL63) e beta Coronavírus (OC43, HKU1) (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2020; WHO, 2020).

           Os sintomas do Coronavírus se caracterizam de forma geral como nariz escorrendo, dor de garganta, tosse e febre. A doença pode ser mais grave para algumas pessoas, causando pneumonia ou dificuldade para respirar. Em casos mais raros, ela pode ser fatal (WANG et al. 2020; STEBBING et al. 2020). Li e colaboradores, com base em análise epidemiológica na realizada na China, destacam que a maior parte da população se infectará e não apresentará sintomas, o que pode favorecer para risco da população considerada vulnerável, além de favorecer a disseminação do vírus (LI et al. 2020). 


Referências:

LI, R.; PEI, S.; CHEN, B.; SONG, Y; ZHANG, T.; YANG, W.; SHAMAN, J..Substantial undocumented infection facilitates the rapid dissemination of novel coronavirus (SARS-CoV2) Science. 2020.


MINISTÉRIO DA SAÚDE. COVID-19. Disponível em: <https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46644-brasil-registra-7-910-casos-confirmados-de-coronavirus-e-299-mortes. MS. Acesso em 03 de abril de 2020.


STEBBING, J.; PHELAN, A.; GRIFFIN, I; TUCKER, C.; OECHSLE, O.; SMITH, D.; RICHARDSON, P. .COVID-19: combining antiviral and anti-inflammatory treatments. The Lancet. 2020.

WANG, T.; DU Z., ZHU F., CAO Z.; AN, Y.; GAO, Y.; JIANG, B. Comorbidities and multi-organ injuries in the treatment of COVID-19. The Lancet. Vol 395. 2020


WHO. COVID-19. https://experience.arcgis.com/experience/685d0ace521648f8a5beeeee1b9125cd. WHO. Acesso em 03 de abril de 2020.

  XIAO, Y., TOROK, M.E. Taking the right measures to control COVID-19. Lancet Infect Dis. 2020.  







0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page