Covid pós-aguda
- Projeto de Extensão -COVID19
- 21 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Management of post-acute covid-19 in primary care
Profissionais de saúde e pesquisadores observaram que uma parcela de seus pacientes, que testaram positivo para a Covid-19, não se recuperavam totalmente da sintomatologia apresentada. A covid-19 pós aguda pode ser definida como um quadro que se estende além de 3 semanas desde o início do primeiro sintoma, havendo relatos de quadros crônicos, por mais de 12 semanas.
No Reino Unido, estima-se que 10% dos pacientes com teste positivo para o vírus permaneçam doentes por mais de 3 semanas e uma porção menor por meses. Um estudo recente nos Estados Unidos descobriu que apenas 65% das pessoas haviam retornado ao seu nível anterior de saúde 14-21 dias após um teste positivo.Uma porcentagem considerável de pessoas fora afetada pela covid-19 pós aguda. Os pacientes que ficaram mais debilitados, necessitaram de internação e intubação tendem a seguir com sintomatologia por períodos mais prolongados que os demais.
A sintomatologia é variada, contemplando tosse, fadiga, falta de ar, dificuldades de concentração, doeres no corpo, lesões de pele, depressão, tromboembolismo e muitos outros.
Por que essas pessoas foram afetadas? Diversas foram as explicações para essa questão sendo levantadas hipóteses de viremia persistente devido a fraca ou assente resposta imune, reações inflamatórias e imunológicas, descondicionamento além das potenciais sequelas respiratórias, musculoesqueléticas e neuropsiquiátricas a longo prazo.
As populações mais afetadas são de idosos, sexo feminino e de menor poder aquisitivo.
O retorno desses pacientes para a vida em comunidade vem atrelado a um cuidado mais atento e multiprofissional dentro dos centros de saúde. Cabe não só aos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas, mas, também, a toda a sociedade que cerca cada indivíduo. Apoio, cuidado, atenção e solidariedade com o próximo são atitudes que todos deveríamos ter.

Comments