top of page
Buscar
  • Foto do escritorProjeto de Extensão -COVID19

Sistema imunológico e alimentação: você conhece essa relação ?

Atualizado: 28 de jul. de 2020


O sistema imunológico é o sistema de defesa do corpo humano e é constituído por grande números de células e moléculas espalhadas pelo organismo.

Esse sistema , tem grande relação com a nutrição , pois através da alimentação adequada com diversos nutrientes espalhados em diferentes refeições ao longo do nosso dia conseguimos obter melhora em nossa resposta imune . Entretanto , com a pandemia da COVID-19 ,juntamente com o período de quarentena, a má alimentação cotidiana aumentou e esse aumento pode ser explicado por diversos fatores como o ficar em casa pela quarentena , ansiedade ou até falta de tempo para se preparar uma alimentação nutricionalmente adequada dando espaço para comidas como delivery, alimentos processados e ultraprocessados .

Quando pensamos no cenário que estamos vivendo buscar uma alimentação que ajude no sistema imune é importante pois previne diversas doenças relacionadas com a imunidade. E como conseguir essa alimentação ?

A seguir listamos algumas dicas para facilitar suas escolhas alimentares:

1-Evite alimentos ultraprocessados que sofrem diversas alterações em seu preparo ,é que contém diversos ingredientes com nomes desconhecidos e que não são benéficos a saúde .

2-Consuma proteínas de boas fontes , pois com seus diversos papéis , um deles é auxílio na proteção contra agentes nocivos , como os anticorpos que fazem a função de impedir qualquer corpo estranho entrar em seu organismo.

3-Prefira alimentos in natura ou com mínimo grau de processamento , como frutas e verduras que contém diversos nutrientes que auxiliam na imunidade.Consuma porções variadas tanto de frutas quanto de verduras em seu dia para um maior leque de nutrientes.

4-Beba água ! Beber água no seu dia a dia é fundamental para um corpo saudável ,consuma de 2 á 3 litros por dia .

5-Exercitar-se faz total diferença pois tem diversos benefícios sobre a imunidade .Exercite-se pelo menos 30 minutos ao dia .



Referência
.docx
Download DOCX • 12KB

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page