top of page
Buscar
  • Foto do escritorProjeto de Extensão -COVID19

O que é a COVID-19,o Sars-CoV-2 e o novo Coronavírus?

Atualizado: 23 de jul. de 2020


Os integrantes da família coronavírus são geralmente doenças que acometem animais, onde sete vírus dessa família podem atingir humanos, assim denominadas zoonoses. Esses sete, são os 229E, NL63, OC43, HKU1 e mais, três que podem causar graves problemas respiratórios, pneumonias e mortes. Como é o caso do Sars-CoV, que causou em 2002 a uma epidemia de síndrome respiratória aguda grave, e mais recentemente, a Mers-CoV, de 2012 ocasionando a síndrome respiratória do Oriente Médio. Atualmente a COVID-19, que é causada pelo vírus Sars-CoV-2, ocasionando infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves, segundo o Ministério da Saúde.

A COVID-19 foi diagnosticada primeiramente na província de Wuhan, província chinesa, no ano de 2019. Mesmo com algumas medidas de segurança chinesas, o novo vírus espalhou com muita rapidez por vários países. E em fevereiro de 2020 houve o primeiro diagnóstico do vírus pandêmico no Brasil.


O processo patológico do novo coronavírus

Um processo patológico se resume nas alterações funcionais ou morfológicas em um indivíduo,causadas por uma doença, uma patologia.

Esse novo vírus, por atacar primeiramente o sistema respiratório superior, em alguns casos apresenta sintomas primários, como a tosse, febre, coriza, dor na garganta e dificuldades para respirar.

A COVID- 19 consegue, também ocasionar inflamações nos pulmões. Esse processo de inflamação é uma resposta imunológica do organismo humanos para tentar eliminar os vírus, mas pode gerar diversas complicações. Pois esse artifício eleva a temperatura corporal, aumenta a quantidade de fluxo sanguíneo e de células de defesa no órgão, como também aumenta a quantidade de água no pulmão. Esse acúmulo de líquidos origina pneumonia nos indivíduos.

Além do que foi citado, a oxigenação sanguínea será bastante prejudicada caso os coronavírus cheguem aos alvéolos pulmonares. Porque neles ocorrem as trocas gasosas, mas pelo processo de inflação causados pela COVID-19, os pulmões estarão com água, que entrará nos alvéolos no lugar dos gases. No entanto, segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, apenas 20% dos pacientes chegam aos quadros respiratórios graves, que deste; 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória. E a grande maioria dos acometidos por esse vírus, cerca de 80% podem ser assintomáticos, isto é, pessoas que não apresentam sintomas.

Como é possível analisar pela situação descrita a cima, o novo coronavírus não é uma gripe, mesmo que alguns sintomas se assemelhem a ela.




REFERENCIAS
.docx
Download DOCX • 18KB

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page